O ilustrador dos livros da coleção ‘Uma Aventura’, Arlindo Fagundes, morreu esta quinta-feira, aos 79 anos.
“Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia de que Arlindo Fagundes, ilustrador e nome de referência da área da banda desenhada e do cartoon e ilustrador dos livros da coleção ‘Uma Aventura’ faleceu, hoje, aos 79 anos”, lamentou a Editorial Caminho, em comunicado.
A editora, que recordou que Arlindo Fagundes “era, desde o primeiro volume, o ilustrador dos livros da conhecida coleção ‘Uma Aventura'”, deu conta de que as cerimónias fúnebres decorrem no sábado, dia 11 de janeiro, no Crematório de Braga, com o velório às 9h00 e a cremação às 16h00.
O ilustrador iniciou-se na cerâmica em 1975, na oficina que instalou em Prado, Vila Verde, “onde produziu os simpáticos e irónicos bonecos de barro que lhe deram notoriedade como artesão”. Além disso, frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e participou “como formador ou coordenador em numerosas ações de formação profissional, nomeadamente em Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Cerveira”.
Foi também convidado pelo World Craft Council “para dirigir a oficina de cerâmica tradicional a funcionar em Barcelos, integrada na Conferência Europeia do Artesanato de 1987”, e, no mesmo ano, recebeu o ‘1.º Prémio de Design Artesanal de Vila Nova de Cerveira’.
Leia Também: Obra completa de Clarice Lispector publicada em Portugal a partir de 2025