Belém dá início a festejos do Círio de Nazaré deste ano


A imagem peregrina já circula há várias semanas por cidades paraenses e devotos de vários lugares do Brasil já cruzam o país para participar de um dos maiores eventos religiosos do mundo. A cidade de Belém do Pará está movimentada em torno do Círio de Nazaré 2023.

Mas é nesta terça-feira (3) que acontece a abertura oficial das festividades em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a Nazinha, como é conhecida pelos devotos. Durante todo o dia, a Basílica Santuário de Nazaré recebe visitas do público e a partir das 18h, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, celebra a missa de abertura no local. 

Após a celebração religiosa, o público presente poderá assistir, em frente à Basílica, o momento em que as luzes da fachada da igreja e a iluminação temática serão acesas.  

Também como parte da programação na noite de abertura, acontece o show É Claro que Ela Vem, na Concha Acústica da praça do Santuário. A cantora e compositora paraense Liah Soares, Elba Ramalho, Joana, Karen Keldani, Lucinha Bastos e Jamily Tavares são as atrações.

A programação este ano segue até o final de outubro com dezenas de procissões, romarias fluviais, de moto, de ciclistas, romaria infantil, missas, além de vários dias com eventos musicais e culturais, que devem levar milhões de pessoas às ruas de Belém.  

O ponto alto dos festejos acontece no próximo domingo, 8 de outubro, quando um dos símbolos das celebrações, a corda do Círio, com seus 800 metros de comprimento, é carregada junto com a imagem peregrina pelos devotos durante a procissão. A corda, confeccionada com malva amazônica, foi fabricada pela primeira vez no Pará. Mais de uma tonelada de fibra foi usada durante o processo de fabricação. A matéria-prima foi cultivada por agricultores de mais de 20 municípios paraenses.  

O Círio é uma manifestação católica para Nossa Senhora de Nazaré, realizado há mais de 200 anos em Belém e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.  

Toda a programação da edição de número 231 do Círio de Nazaré está disponível no endereço www.ciriodenazare.com.br



Source link