Celebração do Vesak traz inspiração para mundo mais tolerante, diz Guterres


Este 5 de maio marca a celebração do Vesak, data que faz referência ao nascimento, iluminação e falecimento do Buda. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou a importância desta comemoração que ocorre em diversas partes do mundo.

De acordo com o líder da ONU, os ideais celebrados no Vesak têm uma “profunda ressonância”, com os objetivos das Nações Unidas. Dentre eles o entendimento entre os povos, a busca da harmonia e a promoção da paz.

 Lumbini, tombado como Patrimônio Mundial, é o local de nascimento de Buda

Lumbini, tombado como Patrimônio Mundial, é o local de nascimento de Buda

Data é “fonte de consolo e força”

Guterres enfatizou que os ensinamentos de Buda sobre tolerância, compaixão e serviço à humanidade representam uma “fonte de consolo e força”. Ele disse que a essência do Vesak traz inspiração para a construção de um mundo mais solidário e pacífico para todos.

Vesak é o dia da lua cheia no mês de maio e representa a data mais sagrada para milhões de budistas em todo o mundo. Foi no dia de Vesak, dois milênios e meio atrás, no ano 623 a.C., que Buda nasceu.

Foi também nesta mesma data que Buda alcançou a iluminação. O Vesak é ainda o dia em que Buda, em seu octogésimo ano, faleceu.

Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu internacionalmente o dia do Vesak. O objetivo é valorizar a contribuição que o Budismo, uma das religiões mais antigas do mundo, traz para a espiritualidade humana.



Source link

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade * for Click to select the duration you give consent until.