Neste mês de junho, o prédio, na capital paulista, está repleto de atividades totalmente gratuitas
No novo episódio da websérie infantil, a mascote da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Duda Fuça, visita o histórico Edifício Oswald de Andrade, no Bairro do Bom Retiro, centro da capital paulista. O vídeo foi ao ar nesta quinta-feira (13), no canal @cultsp no YouTube.
O prédio, inaugurado em 1905, já abrigou a Escola Livre de Farmácia, cursos de Odontologia e Obstetrícia, e fez parte da Faculdade de Odontologia da USP até 1982, quando foi desocupado e tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
O local também é a sede, desde 2008, da São Paulo Companhia de Dança, um equipamento da Secretaria. Além da SPCD, no espaço estão sempre acontecendo atividades que envolvem não só a dança, mas também artes visuais, gestão cultural, teatro, exposições, literatura, moda e música. Ademais, o espaço concentra uma série de atividades normativas, entre workshops, cursos, oficinas, palestras, laboratórios de criação, entre outros. Por fim, cumpre, ainda, um importante papel de difusão, abrigando espetáculos, intervenções e apresentações nas salas cênicas e em cada um de seus espaços. Sempre com programações gratuitas para toda a família.
Se é Cultura, a Duda Fuça
A apresentadora da websérie, a personagem “Duda Fuça”, é inspirada em uma menina apaixonada por cultura e que quer conhecer a história de cada lugar. Por isso, ela leva as crianças para uma viagem de conhecimento e diversão pelos espaços icônicos e culturais de todo o Estado.
Nos episódios anteriores, a mascote já visitou a icônica Sala São Paulo, um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista; o Museu Catavento, com suas diversas áreas temáticas e atrativas; o universo circense no Mundo do Circo SP; o Museu Afro Brasil Emanuel Araujo, compondo as ações pelo Dia da Consciência Negra; o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, interior do estado; a Casa das Rosas, com a mostra especial de 60 anos da Mônica; a exposição sobre o Chaves, no MIS; e o Palácio .
Programação em junho
Descrição: A mostra, intitulada “Lucy in The Sky with Sprays”, levará os visitantes a explorarem o universo da banda por meio das suas inesquecíveis músicas. São 11 obras, que transformaram as músicas de maior sucesso da banda em telas de graffiti. As peças elaboradas para esta exposição foram preparadas pelos grafiteiros Mandi, Dél, Banguone, Nino, Kueio, Melancia, Pandora, Credo, Sow, Ana Kia e Tigre.
Quando? A exibição estreou neste dia 5 de junho e vai até 5 de julho, com entrada gratuita.
Como participar? Livre e gratuito.
- Centro de preparação do Café
Descrição: Uma oficina especial, promovida pelo Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café, em que serão explorados diversos aspectos da cultura do café e sessões de degustação de cafés especiais.
Entre os temas, “Coador de Papel vs. Filtro de Papel”, “Garrafa Térmica: Modelo Tradicional vs. Modelo Atual” e “Qualidade do Café: Café de Mercado vs. Café Especial”.
Quando? 14, 21 e 28 de junho, às 11h e às 14h.
Como participar? Com 20 vagas, sem necessidade de inscrição. Limite de 15 pessoas, por horário e ordem de chegada.
- Curso: Hamlet, oficina da loucura
Descrição: Tomando como ponto de partida a peça de Shakespeare, a proposta é instaurar um espaço aberto de práticas artísticas onde mote disparador será a lógica invertida de Hamlet na peça. A oficina não se pretende apenas como aula, mas sim como um espaço aberto de encontros e trocas artísticas.
Quando? 13 e 27 de junho, das 9h30 às 13h.
Como participar? Curso para interessados em geral a partir de 16 anos de idade. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Curso: Treinamento intensivo de atuação
Descrição: O Workshop é um treinamento para atores que buscam se aperfeiçoar através de uma metodologia que se utiliza de um fluxo de exercícios e jogos pautados por uma atuação presentificada, tão importante na preparação de atuantes para séries, cinema e teatro. Para isso, a imersão com o diretor, preparador e pesquisador Christian Landi se dará a partir de recortes de cenas de obras teatrais e cinematográficas contemporâneas.
Quando? 17 e 26 de junho, das 14h às 18h.
Como participar? Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Curso: Gestão de espaços culturais independentes
Descrição: Este curso visa fornecer elementos que possam contribuir para a organização interna e estruturação das dinâmicas que compõem o dia a dia dos espaços culturais, compreendendo o seu lugar e posição no ecossistema cultural da cidade, além de trazer exemplos práticos e possibilitar o compartilhamento de experiências exitosas entre os participantes.
Quando? 17 de junho a 02 de julho, segundas e terças das 19h às 22h.
Como participar? O curso é pensado para estudantes de teatro, estudantes de produção teatral, profissionais de teatro e produtores. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Imersão em Realidade Virtual e/ou tecnologias 4.0
Descrição: Workshops práticos onde o público poderá conhecer e vivenciar um pouco do que acontece nos cursos de tecnologia das Fábricas de Cultura, como: realidade virtual, autômatos, robótica, drones e maker.
Quando? 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de junho, das 10h às 17h.
Como participar? Livre.
- Pocket show: Voz e violão
Descrição: Este projeto consiste em pocket shows com voz e violão, apresentando artistas de diversos gêneros musicais, oferecendo momentos de descontração e cultura durante o horário de almoço.
Quando? 19 e 26 de junho, das 12h às 13h
Como participar? Livre
- Iniciação à palhaçaria
Descrição: O participante experimentará através de improvisações, brincadeiras e exercícios práticos, os princípios que fazem parte dessa linguagem, como: escuta, presença, jogo, conexão e prazer, além de uma pesquisa sobre o ridículo em cada um/a/e.
Quando? 19 de junho, das 14h às 16h.
Como participar? A oficina é aberta para qualquer pessoa de qualquer área profissional que queira ter seu primeiro contato com a Palhaçaria. Não precisa ter experiência em teatro ou palhaço. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Exposição itinerante: Brasileiros na Hospedaria
Descrição: A exposição traz registros de brasileiros presentes na Hospedaria de Imigrantes do Brás, edifício em que se localiza o Museu da Imigração do Estado de São Paulo,presentes nas matrículas e fotografias, mas cujas histórias são pouco conhecidas. Desde o final do século XIX até a década de 1970, a Hospedaria acolheu migrantes, desabrigados, enfermos, presos políticos, alunos e professores. A invisibilidade dessas histórias revela nossa dificuldade de nos reconhecermos como um povo diverso. Esse é um primeiro passo para torná-los visíveis e promover reflexões.
Quando? 14 de junho até 11 de agosto de 2024, das 10h às 20h.
Como participar? Entrada gratuita.
- Ensaio com a São Paulo Companhia de Dança
Descrição: Participe de uma oficina de dança contemporânea promovida pela São Paulo Companhia de Dança, com Beatriz Hack, e/ou assista um ensaio aberto do grupo. A aula terá trechos das coreografias que integrarão o repertório das apresentações da Companhia no Teatro Sérgio Cardoso com Milton Coatti, gerente de ensaios da SPCD.
Quando? 15 de junho, das 10h às 11h15.
Como participar? A oficina é gratuita e tem capacidade para 25 pessoas, com inscrições no link; enquanto o ensaio aberto será para até 50 pessoas, com inscrições no link.
Uso do espaço
Para os fazedores de cultura que desejam utilizar os espaços do Edifício, a Secretaria estabeleceu alguns critérios. A resolução publicada no Diário Oficial do Estado esclarece que os interessados devem enviar um formulário de solicitação para o e-mail oswalddeandrade@sp.gov.br ou comparecer ao edifício. Lá, se dirigir ao balcão de atendimento, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 10h às 17h, com no mínimo sete dias úteis de antecedência da data desejada para a utilização do espaço.
É parte do requerimento que o proponente descreva a natureza do seu projeto, suas necessidades específicas e apresente uma breve biografia do responsável técnico e zele pelo espaço público, deixando-o nas mesmas condições antes do seu uso. A partir disso, a Secretaria irá avaliar o pedido e dar seguimento aos trâmites de liberação ou não para uso das salas, teatro e pátio.
A pasta seguirá os seguintes critérios de análise: relevância cultural do projeto apresentado; histórico e contribuição, para a comunidade artística, do responsável técnico do projeto; e equidade na distribuição dos espaços entre todos os agentes culturais solicitantes.
Serviço
Edifício Oswald de Andrade
Local: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo
Horários de visitação: De segunda a sexta, das 9h às 22h; e aos sábados, das 10h às 18h.
Como visitar: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre