Uma das bandas de Rap mais famosas e respeitadas do Brasil, o grupo Racionais MC’s, vai receber o título de doutor honoris causa da Unicamp, a Universidade de Campinas. A honraria, aprovada esta semana pelo Conselho Universitário da instituição, é concedida a pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes.
Em atuação desde 1988, os Racionais combatem, em suas letras, o racismo e as violências sociais no país. E abordam a realidade de jovens negros da periferia da cidade de São Paulo.
O Racionais MCs é formado pelos rappers Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
Em 2022, quando o grupo esteve na Unicamp para uma aula aberta da disciplina de Antropologia, Mano Brown falou sobre o reconhecimento da obra do grupo, que dialoga com o pensamento social brasileiro desde 1988, quando o grupo começou a atuar.
O professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp, Mário Medeiros, salientou que a obra dos Racionais promove atitudes antirracistas e solidárias de negros e não negros, periféricos e não periféricos, visando a mudanças sociais profundas.
A obra dos Racionais MC’s faz parte do cotidiano da Unicamp desde 2018, quando as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno tornaram-se leitura obrigatória do Vestibular. Foi a primeira vez que um disco de música entrou na lista de obras da prova. Com o título de doutor honoris causa, os Racionais tornam-se os primeiros intelectuais negros e periféricos, e também os primeiros músicos, contemplados pela honraria na Unicamp.