A iniciativa, com curadoria do jornalista e crítico de música Rui Miguel Abreu, visa promover a interação entre o mais moderno jazz e outras tipologias de música, nomeadamente o hip hop, estimulando o encontro entre diferentes públicos, gerações e sensibilidades, destaca a organização.
O evento, que decorre até sábado, na Praça Marquês de Pombal, inclui concertos com artistas de renome destes dois estilos musicais, ‘DJ sets’ com ilustração ao vivo, ‘workshops’ e debates, tudo com entrada gratuita.
O pianista, teclista e compositor de jazz Azar Azar irá atuar na primeira noite do evento com o ‘rapper’ e membro da banda Dealema Maze.
No mesmo dia haverá um ‘workshop’ de rap também com Maze e um ‘DJ set’ de Rui Miguel Abreu.
O hip hop e o jazz voltam a juntar-se para uma nova atuação na noite seguinte, desta vez com o DJ e produtor Rafael Correia (aka Gijoe) e o trio da jovem pianista Lana Gasparøtti, que apresentará um trabalho a solo recentemente editado, depois de uma longa digressão a tocar com Pedro Mafama.
A abertura e o encerramento deste segundo dia do JAM — Hip Hop & Jazz estarão também a cargo de Gijoe, com um ‘workshop’ de ‘sampling’ e um ‘DJ set’.
Para o último concerto do evento, a banda de novo jazz Mazarin, cujo álbum de estreia “Pendular” — produzido por Gijoe — foi editado em finais de março, apresenta-se ao lado do ‘rapper’ veterano TNT, num dia que começa com uma ‘masterclass’ de jazz de Rui Miguel Abreu e fecha com um ‘DJ set’ de M3dusa.
Ao longo dos três dias, os ‘DJ set’ serão acompanhados por momentos de ilustração ao vivo, protagonizados por Carlos Quitério.
O evento terá ainda debates que irão explorar os pontos de contacto entre o jazz e o hip hop e, no sábado, o programa da Antena 3 “Notas Azuis”, de Rui Miguel, será gravado ao vivo na Praça Marquês de Pombal.
Leia Também: Aveiro 2024 exibe obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado