História Hoje: 205 anos do Museu Nacional


Uma instituição para promover o progresso científico e cultural do país. O Museu Real, no Rio de Janeiro, foi criado por decreto, em 6 de junho de 1818, por ordem do rei de Portugal, D. João VI. Depois, veio a se tornar o Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Estado. O espaço sofreu perdas inestimáveis no seu acervo após um incêndio em 2018 e, desde então, passa por um grande processo de recuperação.

Inicialmente, o museu foi instalado no Campo de Santana. A coroa adquiriu uma casa do comerciante João Rodrigues Pereira de Almeida, futuro barão de Ubá. A direção da instituição ficou a cargo do cientista e teólogo Frei José da Costa Azevedo. O acervo
inicial contava com uma coleção de objetos naturais, de arte, artefatos indígenas e itens antigos doados pela nobreza.

A partir da Independência do Brasil, o nome mudou para Museu Imperial e Nacional. Com a Proclamação da República, passou a se chamar apenas Museu Nacional e, em 1892, passou para o endereço atual na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Em setembro de 2018, os mais de 20 milhões de itens do museu foram atingidos por um incêndio. Considerado o maior acervo de história de ciência natural da América Latina, teve quase 90% dos artefatos consumidos pelas chamas.

Em 2021, teve início a obra de reconstrução.// E em 2022 foi feita a reinauguração da fachada do edifício histórico.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: José Carlos de Andrade

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Patrícia Serrão



Source link

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade * for Click to select the duration you give consent until.