História Hoje: O primeiro LP (75 anos)


Um disco de vinil de 12 polegadas com cerca de 23 minutos de música de cada lado. O LP foi apresentado pela primeira vez em 21 de junho de 1948. O novo produto da Columbia Records logo se tornou padrão para as gravações comerciais. O inventor dessa grande novidade foi o engenheiro norte-americano Peter Carl Goldmark. O mesmo responsável por aprimorar a tecnologia da TV em cores.

No dia do lançamento, durante a coletiva de imprensa realizada no Astoria Hotel, em Nova York, nos Estados Unidos, o presidente da Columbia Records, Edward Wallerstein, demonstrou como funcionava o novo formato e anunciou que a gravadora estava pronta para iniciar as vendas.

Antes da chegada do LP, eram vendidos discos de 78 rotações, com cerca de quatro minutos de áudio de cada lado. De acordo com o catálogo da Columbia de 1949, o LP é descrito assim: “o novo e revolucionário Microgroove Record Columbia Long Playing reproduz até 45 minutos de música em um disco de 12 polegadas, ou aproximadamente seis vezes mais músicas do que os discos de goma-laca convencionais.” A gravadora destacava ainda que os LPs eram inquebráveis, resistentes e livres de ruídos.

O vinil, por ter mais tempo de reprodução, mudou também a indústria fonográfica. Os artistas passaram a gravar grandes obras e vender álbuns, com mais de um disco, formatados com capas icônicas, fotografias e letras de músicas.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: Dilson Santa Fé

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Patrícia Serrão



Source link

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade * for Click to select the duration you give consent until.