O Museu de Arte do Rio lança a sua nova exposição FUNK! Um grito de ousadia e liberdade.
A principal mostra do ano do MAR, começa nesta sexta-feira (29), e conta a história do funk, para além da sua sonoridade, também evidenciando a matriz cultural urbana e periférica, a sua dimensão coreográfica, as suas comunidades e os seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos. As obras também tratam do imaginário construído em torno do ritmo musical.
Objetos próprios da história do funk ficarão expostas no museu, assim como peças de audiovisual. A exposição é dividida em 11 núcleos e contará com mais de 900 itens, de mais de 100 artistas brasileiros e estrangeiros.
O público poderá interagir com algumas instalações, ouvir músicas, dançar e ler textos que contam a história do ritmo musical espalhados por duas salas do pavilhão de exposições.
O MAR também vai promover um grande baile funk, no dia da abertura da exposição, com apresentação do conjunto de dança Afrofunk Rio, e de outras atrações musicais.
O evento é gratuito, com retirada de ingressos. Já para a exposição, tem o custo de R$ 20 a inteira e de R$10 a meia entrada. Para acompanhar a programação e saber como retirar seu ingresso, acesse o perfil do MAR – Museu de Arte do Rio, no Instagram.
* Com supervisão de Tâmara Freire.