Esta é a Rádio Mikado FM, a Rádio da Paz, dirigida pela Missão das Nações Unidas no Mali, a Minusma.
O objetivo é informar a população do país africano sobre o que acontece nas suas comunidades, falar de saúde, de economia, cultura e principalmente de entendimento intercomunitário para evitar conflitos.
Histórias e cultura
Os programas são transmitidos em francês e também nas línguas locais para atingir o maior público possível. São entrevistas e debates ao vivo com participação dos ouvintes.
Em um deles, dois apresentadores assumem o microfone cada um na sua língua. E segundo a diretora da Mikado FM, Joyce de Pina, todo mundo se entende.
“Um dos programas que temos, por exemplo, é o Batro Ina Goto. É um programa que nós temos em duas línguas nacionais malianas que é o peuhl e o dogon, em que juntamos não só histórias, mas também cultura, aspectos do dia a dia da cultura dogon e da cultura peuhl e pomos as duas comunidades a comunicarem. O programa é feito em simultâneo nas duas línguas. Um apresentador fala em dogon e outro em peuhl e eles entendem.”
A emissora entrou no ar pela primeira vez em 17 de junho de 2015.
Parte da Missão de Paz, ela reúne dezenas de profissionais locais e internacionais. A rádio tem cobertura nacional e conta com retransmissoras em várias cidades como Gao, Mopti e a capital Bamako.
Combatendo a desinformação
Para a diretora Joyce de Pina, existem interesses diferentes dos ouvintes no campo e na cidade, mas a mensagem principal é de que é possível a convivência em paz quando se ouve um ao outro.
“O programa permite recordar às pessoas que sempre viveram em paz, que sempre viveram em paz na mesma comunidade, apesar de serem etnias diferentes, é um exemplo da força da rádio porque o programa é muito mais importante, nas regiões, nas pequenas aldeias para trás do sol posto e não tanto na capital, em Bamako.”
Como outras emissoras de Missões de Paz das Nações Unidas, a Mikado FM está investindo no combate às notícias falsas e desinformação. No programa Falso do Verdadeiro, os ouvintes aprendem a diferenciar uma notícia verdadeira da falsa e a não compartilhar informações que podem acabar causando um conflito.
Para Joyce de Pina, a Mikado FM busca ouvir a população e ajudá-la em suas demandas. E o mais importante, promover a paz em todos os seus programas.

Portanto, toda a programação da nossa Rádio Mikado FM ou das rádios das operações de paz são muito orientadas para as necessidades das populações.
Série de princípios
Portanto, toda a programação da nossa Rádio Mikado FM ou das rádios das operações de paz são muito orientadas para as necessidades das populações.
Mas, acima disso tudo, nós estamos a pensar na paz, no entendimento intercomunitários, no diálogo e toda uma série de princípios que depois tudo junto, mais o trabalho da Missão, acabam por promover a paz.”
Neste Dia Mundial do Rádio, o tema são as rádios das Missões de Paz da ONU pelo mundo.
A data de 13 de fevereiro foi escolhida para marcar o lançamento da Rádio ONU em 13 de fevereiro de 1946.