Número de jornalistas mortos em serviço, no ano passado, subiu 50% em relação a 2021


Os ataques a jornalistas são uma ameaça para a democracia e para a justiça.

Em sua mensagem sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que ao menos 67 trabalhadores da mídia foram mortos em 2022, 50% a mais que no ano anterior.

Secretário-geral da ONU divulga mensagem sobre Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Ameaças crescentes

Guterres afirma que a verdade é ameaçada pela desinformação e pelo discurso de ódio que procuram confundir os limites entre fato e ficção, entre ciência e conspiração.

Ele também demonstrou preocupação com a crescente concentração da indústria da informação “nas mãos de poucos”, as dificuldades de empresas de comunicação independentes e o aumento de leis e regulamentos que prejudicam os jornalistas.

Quase 75% das profissionais de mídia sofreram violência online e uma em cada quatro foi ameaçada fisicamente.

Comemoração do 30º Aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Comemoração do 30º Aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

“Lavagem cerebral” nas redes sociais

Este ano, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa celebra sua trigésima edição. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, promoveu celebrou a data na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, na terça-feira. Um dos convidados foi o influenciador e youtuber brasileiro, Felipe Neto, que destacou a relação entre algoritmos, vício em redes sociais e radicalização.

Para Felipe Neto, é preciso impedir que os algoritmos façam “lavagem cerebral” nas pessoas e as tornem radicais com o intuito de mantê-las mais tempo online. O youtuber defendeu uma maior responsabilização das plataformas de redes sociais e mecanismos efetivos de regulação de conteúdo.

O dia foi encerrado com o anúncio dos vencedores da distinção Unesco Guilhermo Cano 2023 / Prêmio Mundial Liberdade de Imprensa. As ganhadoras foram três jornalistas presas no Irã.

Niloofar Hamedi, Elaheh Mohammadi e Narges Mohammadi foram nomeados como os laureados do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano 2023

Niloofar Hamedi, Elaheh Mohammadi e Narges Mohammadi foram nomeados como os laureados do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO/Guillermo Cano 2023

Jornalistas iranianas presas recebem premiação

Niloofar Hamedi e Elaheh Mohammadi detidas em setembro de 2022 por reportagens sobre a morte da jovem Mahsa Amini, presa por não usar “corretamente” o véu e morta sob custódia policial.

A terceira premiada é Narges Mohammadi, sentenciada em 2016 a 16 anos de cadeia. Ela continuou a fazer reportagens impressas da prisão e também entrevistou outras detentas. As entrevistas foram incluídas em seu livro, Tortura Branca, numa tradução livre.

A Unesco destacou a importância de prestar homenagem a todas as mulheres jornalistas que são impedidas de exercer suas funções e que enfrentam ameaças e ataques à sua segurança pessoal.

A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, disse que 2022 foi o ano mais fatal para jornalistas.  As mortes ocorreram, principalmente, fora de zonas de guerra. Ela contou que “muitas vezes, eles estavam em casa com a família”.

Liberdade de opinião é direito humano

Ela afirma que esse nível de impunidade para esses crimes envia uma mensagem assustadora porque “a segurança dos jornalistas não é um assunto apenas para jornalistas ou organizações internacionais. É uma questão da sociedade como um todo”.

Somente no ano passado, foram 323 prisões de profissionais da imprensa.

Na terça-feira, os presidentes da Assembleia-Geral da ONU, da Conferência Geral da Unesco, do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e do Conselho de Direitos Humanos fizeram uma declaração conjunta sobre a liberdade de expressão.

O documento afirma que o direito à liberdade de opinião é um direito humano garantido a todos, reconhecendo a importância da liberdade de expressão e dos meios de comunicação livres, independentes, plurais e diversos.



Source link

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade * for Click to select the duration you give consent until.