A partir desta quinta-feira (27), cantores, instrumentistas e compositores do todo o Brasil poderão inscrever suas composições para o Prêmio Rádio MEC 100 anos.
Ao todo, 12 prêmios serão distribuídos em quatro categorias: Música Clássica, Música Instrumental, Música Infantil e Música Popular. De cada uma sairá a melhor composição, o melhor intérprete e a vencedora no voto popular.
O prazo de inscrição vai até o dia 12 de junho, no site oficial do festival.
A cerimônia de premiação dos vencedores, que serão definidos por um júri técnico e voto popular, acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 25 de setembro, Dia Nacional do Rádio.
Este ano, a edição especial do tradicional Festival de Música da Rádio MEC celebra o centenário da emissora criada em 1923, como explica a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antônia Pellegrino.
A cantora, compositora e instrumentista brasileira, Taís Reganelli, vencedora do Festival no ano passado, na categoria Música Popular, fala sobre a importância da emissora e do Festival para o artista brasileiro.
Idealizada por Roquette-Pinto, a primeira emissora de rádio em atividade no país nasceu em torno de um ideal: democratizar a informação. Com a programação educativa e cultural diversificada e plural, está alinhada aos princípios da comunicação pública, assegurada pela Constituição Federal.
Para ouvir, basta procurar no dial 800 da AM e 99,3 da FM, no Rio de Janeiro, e em 87,1 na FM em Belo Horizonte e Brasília.
A transmissão ao vivo também é feita pelo site radios.ebc.com.br e os conteúdos podem ser encontrados ainda nas principais plataformas digitais.