Sete meses após lançar sua candidatura para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema, Penedo (AL) foi oficialmente anunciado, nesta terça-feira (31), como o mais novo município a fazer parte da lista dos lugares que fomentam a Economia Criativa mundo afora. Todo o processo contou com o apoio do Sebrae Alagoas, que se uniu à prefeitura e demais parceiros institucionais para pavimentar a conquista do selo da Unesco.
Agora, Penedo faz parte de uma seleta lista de 350 cidades, em mais de cem países, que representam sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Multimídia e Música. Além do município alagoano, apenas a cidade do Rio de Janeiro foi selecionada entre as brasileiras, figurando na categoria Literatura. O reconhecimento fortalece os negócios ligados à Economia Criativa no municípios, nos seus mais variados segmentos, com destaque para a produção audiovisual.
Para o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, a chancela da Unesco significa um referendo a uma estratégia adotada pelo município de apostar na Economia Criativa e na vocação que Penedo tem para se tornar uma referência no cinema brasileiro, não só como cenário, mas também com o festival, conhecido em todo país, e com a formação de negócios dentro de um ecossistema que vai favorecer todo o município, independentemente do setor.
“Na medida que o município de Penedo passa a integrar uma rede, ele se projeta dentro dessas conexões da Unesco. O Sebrae Nacional e os Sebraes estaduais das outras cidades criativas estão sempre desenvolvendo iniciativas que fortalecem a Economia Criativa de uma forma transversal. Não apenas do segmento audiovisual, do cinema, mas também da gastronomia, do design e da música”, afirma.
Ele ressalta que o Sebrae Alagoas apoiou desde o início a iniciativa. “Contratamos um consultor para elaborar o dossiê, realizando seminários, fazendo estudos, apoiando workshops, sensibilizando os atores locais e se envolvendo na discussão até a apresentação final do projeto, cuja candidatura foi encaminhada pelo próprio município”, completa. Um outro efeito positivo citado por Vinicius Lages é o turismo, já que mais gente vai se interessar por Penedo, visitando a cidade para conhecer os locais usados, por exemplo, como cenários nas produções de curtas e longas metragens.
“Ao ganhar a chancela da Unesco, Penedo vai ter que manter viva essa sua vocação. Nós temos não apenas o festival de cinema, da música, mas outras atividades culturais importantes. Vai vir uma escola de audiovisual, está sendo recuperado o antigo cinema, nós temos um belíssimo Centro de Convenções, de modo que a gente entende que outros setores, não apenas do turismo e do comércio local, vão se beneficiar com esse anúncio oficial”, prevê o superintendente do Sebrae Alagoas.
Ele também lembra que, com o sucesso da candidatura de Penedo, muitos municípios alagoanos vão continuar apostando na Economia Criativa para o desenvolvimento local. “Piranhas, por exemplo, vem sendo uma referência nas atividades desse segmento, no turismo, na cultura, na integração com o roteiro de natureza ao longo do Rio de São Francisco, sem necessariamente ter essa chancela”, lembra.
O diretor-superintendente ressalta, porém, que ter o selo de Cidade Criativa da Unesco ajuda muito. “Fazer parte de uma rede com muitas aprendizagens para todos os atores públicos e privados traz muitos benefícios, sem dúvida. Mas outros municípios podem aprender com essa experiência de Penedo, despertar o interesse para a Economia Criativa, setor que é uma indústria sem chaminé, como costumam dizer. Atividades que trabalham a partir da criatividade humana”, completa.
Projeção internacional
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, diz que a notícia traz uma visibilidade sem precedentes para o município. “Estamos apresentando nossa cidade para o mundo com o que temos de melhor: história, cultura e arte. Este é o reconhecimento da criatividade do povo penedense e que estamos transformando na base de nosso desenvolvimento econômico”, afirma.
Para ele, o selo da Unesco será convertido em oportunidades para projetos culturais, turismo, investimentos e, acima de tudo, no cinema, gerando emprego e renda à população. “O intercâmbio e a troca de boas práticas com as cidades líderes mundiais na Economia Criativa inserem Penedo em um grupo extremamente seleto que irá promover o audiovisual na cidade. Após a revitalização do antigo Cine São Francisco, estaremos reabrindo o tradicional e hoje recuperado Cine Penedo no próximo dia 13 de novembro”, revela.
Já o secretário de Turismo e Economia Criativa de Penedo, Jair Galvão, lembra que a conquista se deve ao trabalho integrado da prefeitura como inúmeros parceiros. “A Prefeitura de Penedo está há mais de um ano trabalhando junto a instituições-chave que deram suporte a esta candidatura. O Sebrae Alagoas e a UFAL estão entre as de maior destaque, assim como o Consórcio Penedo Criativa e todos os grupos setoriais da cidade que construíram o dossiê vencedor”, cita.
“O cinema é um segmento econômico extremamente potente. Teremos um trabalho voltado à captação de realizadores, demonstrado que Penedo é a locação perfeita para produções. O Circuito Penedo de Cinema deve ser internacionalizado e seguramente irá fortalecer o projeto da Escola de Artes e Tecnologias Criativas de Penedo”, completa.
Clique aqui para conhecer o vídeo oficial que alçou a candidatura de Penedo à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo, com apoio dos parceiros institucionais e grupos que atuam na Economia Criativa em Alagoas.