Para quem é microempreendedor individual (MEI), microempresa ou empresa de pequeno porte e tem planos de expandir a atuação dos seus negócios, o Sebrae Rio abriu 120 vagas para os programas Prointer Bio&Tech e Proglobal, iniciativas que capacitam e orientam empreendedores sobre operações com mercados internacionais. Os dois programas têm duração de oito meses e já atenderam cerca de 24,4 mil pequenos negócios. Desse total, mais de 70% saíram aptos a internacionalizar suas operações.
“A internacionalização é uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas acessarem novos mercados, diversificarem seus riscos, ganharem competitividade e obterem uma parte da receita em dólares. No entanto, é necessário preparação, estratégia embasada em estudos adequados e ações comerciais assertivas para uma inserção internacional sustentável no longo prazo. Por isso, os nossos programas são desenvolvidos de forma a proporcionar ao micro e pequeno empresário as condições necessárias para atingirem esse objetivo”, explica Mauricio Chacur, gerente de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.
Conheça os programas:
ProGlobal
Programa voltado para pequenos negócios dos setores de Alimentos e Bebidas, Moda e Acessórios, Saúde e Beleza e Serviços que desejam exportar, importar, vender ou comprar tecnologias. O conteúdo do programa aborda a atuação no mercado internacional, parcerias comerciais, ampliação de competitividade, escala e redesenho do modelo de negócio.
Resultados – Mais de 21 mil empresas participaram do Proglobal. O aumento de faturamento verificado ultrapassou 89% e o índice de produtividade subiu para 47%, entre as participantes. Além disso, 77% ficaram aptas para a internacionalização.
Nova etapa – Noventa empresas serão selecionadas nesta nova etapa. As empresas concorrentes no edital recebem 90% de subsídio do Sebrae.
Prointer Bio & Tech
Programa de aceleração e internacionalização de pequenos negócios de base tecnológica em bioeconomia. Dentro do programa, os empreendedores estarão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e terão acesso aos padrões internacionais de tecnologia.
Resultados – Mais de 3,4 mil empresas participaram do programa e tiveram resultados expressivos: 71% das empresas saíram aptas a internacionalizar os negócios, tiveram faturamento aumentado em 13% e desenvolvimento ou aperfeiçoamento de novas soluções em 65%. Também conquistaram prêmios internacionais.
Nova etapa – Trinta empresas serão selecionadas. As empresas concorrentes no edital recebem 93% de subsídio do Sebrae.
Serviço:
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março. Critérios de participação e inscrições nos links abaixo: