SP Escola de Teatro oferece cursos de extensão gratuitos focados nas práticas circenses




Até outubro de 2023, estão abertas as inscrições para 3 cursos presenciais e gratuitos sobre as artes circenses. Os cursos são promovidos pela área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e idealizada e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP).

Em todos os cursos, os interessados devem ter a partir de 18 anos. A seleção se dará por análise curricular e carta de intenção. Os concluintes recebem certificado da SP Escola de Teatro.

Todos os cursos de extensão são presenciais e acontecem na unidade Brás da Escola. Ela fica na Avenida Rangel Pestana, 2401, no bairro do Brás. A unidade fica a dez minutos de caminhada da estação de trem/metrô Bresser-Mooca.

Os três cursos são:

  1. “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”

O objetivo desse projeto é conectar os conhecimentos circenses a manifestação da capoeira, trabalhando corpo, ritmo e história, além de conhecer mais profundamente um Brasil que muitas vezes é escondido e apagado pela história.

Ministrante: Rafael Oliveira

Inscrições: até 5 de outubro

Link para inscrição aqui.

Quando: de 16 de outubro a 27 de novembro de 2023. Segundas e sextas-feiras, das 09h às 13h

Onde: na unidade Brás da SP Escola de Teatro

  1. “Manipulação e criação de bambolê circense”

O curso tem como objetivo criar um espaço de desenvolvimento na técnica circense do bambolê, que é um aparelho que possibilita múltiplas formas, usos e movimentos. As aulas trabalharão com o domínio da técnica que inclui o manejo, fluidez dos movimentos, ritmo e improvisação. É um exemplo de terapia físico-emocional que de modo lúdico auxilia a harmonizar corpo e mente.

Ministrante: Pipa Luke

Inscrições: até 9 de outubro

Link para inscrição aqui.

Quando: de 17 de outubro a 30 de novembro de 2023. Terças e quintas-feiras, das 9h às 13h

Onde: na unidade Brás da SP Escola de Teatro

  1. “Estudos de materialidades circenses”

O objetivo do curso é contribuir, orientar e fornecer ferramentas para a criação coreográfica com objetos/materialidades, proposto por pessoas artistas do corpo e da cena. A meta é que cada participante termine a experiência com ao menos um número performativo finalizado e possível de ser apresentado em espetáculos, eventos e festivais. Ao final do curso, será realizada uma Mostra aberta ao público.

Ministrante: Furcifer Scher

Inscrições: até 15 de outubro

Link para inscrição aqui.

Quando: de 23 de outubro a 6 de dezembro de 2023. Segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 18h30

Onde: na unidade Brás da SP Escola de Teatro

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br. A área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro é coordenada por Miguel Arcanjo Prado e conta com Rodrigo Barros, David Godoi e Solange Correia.

Sobre a SP Escola de Teatro e a ADAAP

Inaugurada em 2010, a SP Escola de Teatro é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP).

A ADAAP é uma Organização Social e exemplo do modelo de gestão de Políticas Públicas que vem sendo implantado pelo governo do Estado desde 2004, com base na Lei Complementar n° 846/98 e no Decreto Estadual nº 43.493/98. Através da publicização, ou gestão pública não estatal, serviços e atividades públicas são geridos por meio de parcerias entre o Estado e o terceiro setor.

A associação nasceu do encontro de integrantes de alguns dos mais importantes grupos e coletivos teatrais da cidade de São Paulo, como Satyros, Teatro da Vertigem, Grupo Macunaíma e CPT, Parlapatões, Dramáticas em Cena e Espaço Cenográfico, com a finalidade de pensar uma nova perspectiva de formação em artes e desenvolver e administrar projetos socioeducacionais, culturais e institucionais, valorizando a arte, a educação e economia criativa no estado de São Paulo.

Destacam-se dois aspectos relevantes da ADAAP. Primeiro, a capacidade de atendimento à população, oferecendo nível de excelência no ensino de arte, com números expressivos de suas realizações. Segundo, seu sistema pedagógico, amplificado para além do campo artístico, que se tornou referência nacional e internacional. Nessa década e meia, a sua interação com vários setores, da cultura e do campo social, levou que seus projetos, em especial a SP Escola de Teatro, interagissem com algumas das principais e mais renomadas universidades do país e do exterior, como Guildhall School of Music & Drama, Stockholm University of the Arts, University of the Arts Helsinki, Zurich University of the Arts, USP e Unicamp.

O direcionamento e acompanhamento essencial das Organizações Sociais de Cultura, feita pelo Conselho Administrativo, contou e conta com as figuras mais representativas do setor cultural, tais como Isildinha Baptista Nogueira, Leandro Knopfholz, Danilo Santos de Miranda, Elen Londero, Eunice Prudente, Helena Ignez, Hubert Alquéres, Maria Bonomi, Patrícia Pillar, Wagner Brunini, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, Rachel Rocha e Lauro César Muniz (conselheiro benemérito).

Desde sua inauguração, a ADAAP coleciona inúmeros prêmios, tanto por seu modelo pedagógico e administrativo, como por seus diversos projetos inovadores e iniciativas de formação e capacitação que são referência no Brasil e no exterior. Entre eles, destacam-se o Bizz Awards 2023, da Confederação Mundial de Negócios “WorldCob”, o European Award for Best Practices 2022, o Prêmio Especial APCA (2021), o prêmio internacional Top–100 Achievements–2020, na categoria Ciência e Educação, e o Prêmio Shell de São Paulo, na categoria Inovação (2017). 



Source link